Pesquisar este blog
Bem-vindo ao Futuro da Inovação! No nosso blog, exploramos as fronteiras da tecnologia e as inovações que estão transformando o mundo. Desde avanços em inteligência artificial e biotecnologia até as últimas tendências em energia sustentável e computação quântica, trazemos para você as descobertas mais recentes e as ideias mais revolucionárias que estão moldando o nosso futuro.
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Descoberta do Campo Elétrico Ambipolar da Terra
Uma equipe internacional de cientistas detectou um campo elétrico em torno da Terra, considerado tão fundamental quanto a gravidade e os campos magnéticos do planeta. Este campo, conhecido como campo elétrico ambipolar, afeta tanto cargas negativas (elétrons) quanto positivas (íons).
A existência deste campo foi prevista teoricamente há mais de 60 anos e influencia a maneira como a atmosfera da Terra pode escapar acima dos polos Norte e Sul, moldando a ionosfera através de um fluxo de partículas chamado “vento polar”. Diversos satélites e sondas espaciais já haviam detectado um fluxo de partículas da atmosfera para o espaço, mas a detecção direta do campo elétrico ambipolar só foi possível recentemente.
O professor Glyn Collinson, do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, liderou a missão Endurance, que utilizou um foguete de sondagem para realizar um voo suborbital e medir o campo elétrico. A missão foi lançada do Círculo Polar Ártico e os resultados mostraram que o campo elétrico ambipolar atinge um potencial de 0,55 volt, suficiente para explicar o vento polar.
Este campo elétrico aplica uma força aos íons de hidrogênio, que são as partículas mais abundantes no vento polar, sendo 10,6 vezes mais forte que a força da gravidade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
Bateria Híbrida Nuclear-Fotovoltaica: Um Salto Revolucionário na Tecnologia Energética
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Chuva no Deserto do Saara: Lagoas entre as Dunas Mudam Paisagem e Clima no Marrocos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário