Pular para o conteúdo principal

Destaques

A Nova Onda da Saúde Mental: Desvendando as Múltiplas Facetas da Ansiedade na Era Digital 🧠💡📈

Descoberta do Campo Elétrico Ambipolar da Terra

 


Uma equipe internacional de cientistas detectou um campo elétrico em torno da Terra, considerado tão fundamental quanto a gravidade e os campos magnéticos do planeta. Este campo, conhecido como campo elétrico ambipolar, afeta tanto cargas negativas (elétrons) quanto positivas (íons).

A existência deste campo foi prevista teoricamente há mais de 60 anos e influencia a maneira como a atmosfera da Terra pode escapar acima dos polos Norte e Sul, moldando a ionosfera através de um fluxo de partículas chamado “vento polar”. Diversos satélites e sondas espaciais já haviam detectado um fluxo de partículas da atmosfera para o espaço, mas a detecção direta do campo elétrico ambipolar só foi possível recentemente.

O professor Glyn Collinson, do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, liderou a missão Endurance, que utilizou um foguete de sondagem para realizar um voo suborbital e medir o campo elétrico. A missão foi lançada do Círculo Polar Ártico e os resultados mostraram que o campo elétrico ambipolar atinge um potencial de 0,55 volt, suficiente para explicar o vento polar.

Este campo elétrico aplica uma força aos íons de hidrogênio, que são as partículas mais abundantes no vento polar, sendo 10,6 vezes mais forte que a força da gravidade

Comentários