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Linhas estaduais, disputas nacionais: o redesenho dos distritos e o futuro das eleições nos EUA

  Linhas estaduais, disputas nacionais: o redesenho dos distritos e o futuro das eleições nos EUA Juliana Aparecida Sousa Carvalho , Universidade de São Paulo (USP) No último dia 4 de novembro os cidadãos do estado da Califórnia foram convocados a votar em uma eleição especial. Ela ganhou esse nome pois ocorre no meio da década - algo incomum - e por causa da proposta em discussão. Nesse dia, os eleitores tiveram que votar se aprovavam ou não a Proposta 50 , que autoriza o redesenho dos distritos eleitorais do estado na Câmara dos Deputados americana. O referendo aconteceu oficialmente no dia 4 de novembro - antes disso as pessoas poderiam enviar seus votos pelos correios - e, ainda que a previsão da publicação do resultado oficial seja apenas para o começo de dezembro, contagens preliminares das urnas e estimativas indicam que a proposta foi aprovada por pelo menos 60% dos votos válidos. Embora a Califórnia tenha sido historicamente um exemplo de uso de comissões...

Bateria de lítio-ar: o salto que pode transformar o armazenamento energético — e os desafios que ainda persistem

Bateria de lítio-ar: o salto que pode transformar o armazenamento energético — e os desafios que ainda persistem

Por Fabiano C. Prometi — edição Fabiano C. Prometi
Data de publicação: 05 de dezembro de 2025

A recente apresentação de um protótipo de bateria de lítio-ar com densidade de energia projetada quatro vezes maior do que a das baterias de íon-lítio reacende as esperanças de que esta tecnologia — há décadas vista como promissora — possa, finalmente, deixar o laboratório e entrar na vida real com impacto profundo sobre transporte, energia e justiça social. A nova abordagem, desenvolvida por cientistas do Argonne National Laboratory e do Illinois Institute of Technology (EUA), utiliza um eletrólito sólido e alcança uma reação de quatro elétrons à temperatura ambiente, superando limitações que vinham emperrando o uso prático das chamadas baterias “metal-ar”. The Department of Energy's Energy.gov+2science.osti.gov+2

A gênese da ideia de baterias de lítio-ar remonta à década de 1970, quando o conceito inicial de células metal-ar foi proposto como alternativa de alta densidade energética para veículos elétricos. Wikipedia+1 Porém, somente a partir dos anos 2000, com os avanços na ciência dos materiais e na engenharia de eletrodos e eletrólitos, a comunidade científica retomou intensamente o foco nessa tecnologia. O princípio é simples na teoria: usar o lítio metálico no ânodo e o oxigênio da atmosfera no cátodo — ao invés de compostos químicos pesados ou volumosos — de modo que, na descarga, o lítio reage com o oxigênio e, na recarga, o oxigênio é devolvido ao ar. Wikipedia+2Agência Fapesp+2

Esse arranjo permite uma densidade energética teórica elevada, comparável à dos combustíveis fósseis. Estimativas apontam que uma bateria de lítio-ar não aquosa pode alcançar, idealmente, cerca de 40 MJ/kg (antes de descontar o peso do oxigênio), equivalente à ordem de grandeza da energia contida na gasolina. Wikipedia Na prática, porém — levando em conta toda a célula, encapsulamento e demais componentes necessários — as densidades ficam mais modestas: pesquisas recentes indicam que baterias “recarregáveis e práticas” poderiam atingir a faixa de 500 Wh/kg se forem adotadas sementes de projeto com eletrólito reduzido e eletrodos adequados. J-STAGE+2ScienceDirect+2

O protótipo de 2025 marca um avanço expressivo. Ao empregar um eletrólito composto cerâmico-polimérico e catalisador de fosfeto de trimolibdênio (Mo₃P), os pesquisadores conseguiram viabilizar a chamada “reação de quatro elétrons” à temperatura ambiente — algo que, historicamente, era alcançado apenas em condições ideais ou com gases de oxigênio puro. A bateria demonstrou ser recarregável por pelo menos 1.000 ciclos sem perda drástica de desempenho, e projetada atingir densidade de energia de até 1.200 Wh/kg, ou seja, cerca de quatro vezes mais energia armazenada por quilograma do que as baterias de íon-lítio. The Department of Energy's Energy.gov+2science.osti.gov+2

A relevância dessa evolução vai muito além do campo acadêmico. Com densidade energética superior, baterias de lítio-ar poderiam viabilizar veículos elétricos com autonomia comparável à dos carros a gasolina, mas com impacto de carbono muito menor — um ponto fundamental para a transição energética global. Estima-se que, com 60 kg de lítio, um veículo elétrico poderia rodar cerca de 500 km por carga. Wikipedia+2J-STAGE+2 Ao mesmo tempo, essa tecnologia surge em um contexto em que a demanda global por armazenamento de energia cresce de forma explosiva, impulsionada pela expansão das fontes renováveis (solar, eólica) e pela eletrificação do transporte e da infraestrutura. Agência Fapesp+1

Além disso, a substituição de eletrólitos líquidos inflamáveis por eletrólitos sólidos pode reduzir riscos de segurança associados às baterias de lítio tradicionais — um passo importante em direção à adoção em larga escala. The Department of Energy's Energy.gov+1

Apesar de seu potencial transformador, a tecnologia de lítio-ar ainda enfrenta obstáculos relevantes. Críticas recentes apontam que, mesmo com avanços, muitas baterias dessa categoria continuam apresentando densidade efetiva inferior às de íon-lítio quando consideradas em escala de célula completa (com encapsulamento, sistemas de ar, proteções, etc.). J-STAGE+2Publicações ACS+2 Há também desafios relacionados à estabilidade dos eletrólitos (especialmente em presença de umidade ou CO₂), à corrosão do ânodo de lítio, à eficiência real de recarga/conversão de energia e à durabilidade em condições de uso cotidiano. ScienceDirect+2energy.ciac.jl.cn+2

A literatura recente destaca que baterias aquosas (aqueous Li-air) podem teoricamente atingir mais de 1.700 Wh/kg — uma cifra impressionante — e ainda evitar os problemas de contaminação de ar (umidade, CO₂) comuns em sistemas não aquosos. ResearchGate+1 Contudo, esses sistemas demandam soluções robustas para os separadores de eletrólito sólido e controle de plating/stripping do lítio metálico, o que representa um desafio técnico e de engenharia considerável. ResearchGate+1

Outro ponto frequentemente ressaltado pela comunidade científica é que os ganhos de densidade energética muito elevados só se realizam sob condições “magras” de eletrólito e alta capacidade por área de eletrodo — ou seja, com design extremamente otimizado. Isso implica que, para converter o laboratório em produto comercial, será necessário desenvolvimento paralelo em materiais, manufatura, segurança e economia de escala. J-STAGE+2Semantic Scholar+2

Em perspectiva global, o avanço da bateria de lítio-ar se insere em uma tendência mais ampla de busca por “baterias do futuro”: solid-state batteries, baterias metal-ar, baterias de fluxo, e outras tecnologias voltadas para energia de longo prazo, armazenamento de energia renovável e mobilidade elétrica. A pressão por soluções mais sustentáveis, mais densas e mais seguras não vem apenas da demanda de mercado, mas da urgência climática, da necessidade de justiça social (acesso universal à energia) e da transição energética. Serviços e Informações do Brasil+2Agência Fapesp+2

Todavia, a narrativa otimista deve ser temperada com cautela: por ora, as baterias de lítio-ar permanecem tecnicamente em fase de pesquisa. A passagem do laboratório para a escala industrial e comercial — com custos controlados, durabilidade e segurança comprovadas — ainda está longe. Mesmo os protótipos mais avançados precisam superar vulnerabilidades: sensibilidade à umidade, degradação em ambientes reais, problemas de densidade energética em célula completa, densidade de potência, eficiência energética e custo-benefício. Sem essas conquistas, é improvável que a tecnologia se torne dominante num futuro de curto prazo.

Em suma: a bateria de lítio-ar representa talvez o mais ambicioso caminho atual para revolucionar o armazenamento de energia — e, se realizada plenamente, poderá contribuir decisivamente para a eletrificação de transportes, o armazenamento massivo de energia renovável e a redução da dependência de combustíveis fósseis. Mas afirmar que ela será a “bateria do futuro” exige um salto tecnológico ainda maior: não basta apenas demonstrar densidade e ciclos em laboratório — é preciso construir o arcabouço industrial, regulatório, econômico e social para que essa promessa se torne real.


Bibliografia

GIRISHKUMAR, G. et al. Lithium–Air Battery: Promise and Challenges. Journal of Physical Chemistry Letters, 2010. Publicações ACS
MATSUDA, S. et al. Rechargeable Lithium-Air Batteries with Practically High Energy Density. Electrochemistry (JSTAGE), 2023. J-STAGE
“Analysis multiescala desvendando baterias de Lítio-Ar”. LNLS / CNP-EM, 2022. LNLS
“Recent progresses and challenges in aqueous lithium–air batteries relating to the solid electrolyte separator: A mini-review”. ResearchGate, 2025. ResearchGate
“Novo design de bateria de lítio-ar oferece densidade de energia quatro vezes superior às de íon-lítio”. TabNews, 2023. TabNews+1
“Baterias de lítio-ar poderão armazenar energia para carros, casas e indústria”. Agência FAPESP, 2019. Agência Fapesp
LargeBattery.com. “Bateria de lítio-ar explicada: como funciona”. 2025. large-battery.com


Créditos

Reportagem — Fabiano C. Prometi
Edição — Fabiano C. Prometi

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